Logomarca Aparecidatur Turismo Receptivo

Telefones

(12) 3105-7560
(12) 99711-4196 (José)
(12) 99737-4348 (Gláucia)

Sábado, 02 de Março de 2024

contato@aparecidatur.com.br

Pontos Turísticos de Aparecida

BASÍLICA NOVA

Dispensa comentários. Cada romeiro, cada visitante tem uma emoção que é só dele. Com certeza, o visitante precisa de algumas horas para percorrer todo imenso espaço que vai desde as escadarias da entrada do Santuário até o nicho de Nossa Senhora Aparecida, percorrendo depois as laterais onde estão as capelas do Santíssimo e a de São José, Torre (mais de cem metros de altura), Cúpula, Capela das Velas.
No subsolo, ele vai se encantar com o salão dos romeiros, onde está a Sala das Promessas, a Casa do Pão, livrarias, estúdio da TV Aparecida, centenas de mesas, sanitários. É um lugar para o romeiro tomar seu lanche e descansar.

BASÍLICA VELHA OU BASÍLICA HISTÓRICA

A construção dessa Basílica, como se encontra hoje, passou por várias  etapas  e ampliações. A  última ampliação ficou pronta em 1.888.
Está totalmente restaurada.
Por ali, passaram príncipes e princesas, presidentes e governadores, pobres e ricos, gente santa e pecadora. O escravo Zacarias se livrou de suas correntes ao rezar diante da imagem. O cavaleiro ateu e arrogante, ali quis entrar. Não conseguiu. As patas do cavalo ficaram presas nas pedras da escadaria.

 

PASSARELA DA FÉ

Em 1972, foi inaugurada a passarela que liga a Basílica Velha à Basílica Nova.
A construção da passarela facilitou muito para os romeiros que estando na Basílica Velha ou no centro histórico de Aparecida querem visitar a Basílica Nova ou vice versa. O trajeto ou a passagem através da passarela não demora dez minutos e proporciona ao visitante uma vista panorâmica maravilhosa. Permite contemplar o imenso pátio de estacionamento, as palmeiras, o rio Paraíba, a bela Avenida Getúlio Vargas, entrada principal da cidade. Vê com detalhes o belo prédio da TV e Rádio Aparecida.

 

CENTRO DE APOIO AOS ROMEIROS

Está ao lado da ala sul da Basílica Nova. É um lugar bonito. Nos finais de semana e feriados fica lotado. Lá, há duas praças de alimentação, lanchonetes, centenas de lojas, livrarias, caixas eletrônicos de bancos e um aquário.

 

PORTO ITAGUAÇU

Local onde, em 1717, os três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
É ali que começa a História de Aparecida. E mais, você pode fazer um passeio de balsa.

 

CAMINHO DO ROSÁRIO

Liga a Cidade dos Romeiros ao Porto do Itaguaçu. É um trajeto curto, pouco mais de 1 km. Caminhando por ele, você pode rezar seu terço e comtemplar a bela paisagem composta pela mata ciliar, atém das belas esculturas que representam os mistérios do rosário.Você vai a pé e pode voltar de trenzinho.


MORRO DO CRUZEIRO

É um ponto turístico religioso muito significativo para aqueles visitam Aparecida.
Você pode fazer o percurso (subida) contemplando e meditando os quadros da Via Sacra. São 14 enormes quadros, feitos em bronze e em estilo neoclássico.
No alto do morro, ao pé da enorme cruz de metal você tem uma bela vista da cidade.
Agora, com os Bondinhos Aéreos, ficou mais fácil e até mais emocionante ir ao Morro do Cruzeiro.

 

MORRO DO PRESÉPIO

Contem as cenas do Presépio em tamanho grande. Fica em morro ao lado da Ala Sul da Basílica Nova. É fácil o acesso.


IGREJA DE SÃO BENEDITO

Próximo à estação rodoviária de Aparecida.
Na 1ª semana após a Páscoa, acontece em Aparecida a festa de São Benedito. É uma semana de festa. Os preparativos duram o ano todo.
Centenas de congadas, vindas das mais diversas cidades do Brasil e a cavalaria de São Benedito (mais de mil cavaleiros) deixam a festa mais bonita.

Parceiros

Hotel Aldeia da Serra Hotel Aldeia da Serra
Elegância, Romantismo, Aconchego. Para grupos de até 60 pessoas
Casa da Flor Casa da Flor
É pequena. Ali, você se sente acolhido pela natureza. Para famílias de até oito pessoas